Encontre no blog

Loading

Não deixe de conferir

2leep.com

Deixe sua opinião sobre o blog

Pesquise

Visitas

Páginas visualizadas

Departamentos

Adolf Hitler Aposentadoria Compulsória Aristoteles Arthur Schopenhauer Artigos Avisos Biografia Bolsas de Estudo Café Filosófico Capitalismo Casamento Gay Censura Cessare Beccaria Charles S. Peirce CNJ Conciliador Concurso Público Congressos Controle de Constitucionalidade Cotas Criminologia Cursos Dexter Dicionários Direito Alternativo Direito Civil Direito Constitucional Direito do Consumidor Direito do Trabalho Direito Penal Direito Processual Civil Direito Processual do Trabalho Direitos Autorais Direitos da Personalidade Direitos Humanos Discurso Dos delitos e das penas DPU Drogas Edward Palmer Thompson Eliana Calmon Enquetes Ensaios Ensino Jurídico Entrevistas Eros Grau Estágio Etica à Nicômaco Eventos Exame de Ordem Facape Fies Filme Filosofia do Direito Frans Kafka Habeas Corpus Hans Kelsen Hermenêutica Histórias Humor Idiomas Indenização Informações Internet Interpretação Joaquim Gomes Canotilho Juan Arias Julgamentos Jurisprudência Justiça Justiça Federal Lei Ficha Limpa Leitura Livro Loucura Luis Alberto Warat Luís Roberto Barroso Maria Berenice Dias Material Migalhas Ministério Público Monografia MPPE Música Nascituro Nietzsche Notícia O processo OAB Occupy Wall Street PEC Pesquisas Pessoas PGE-PE Pietro Dellova Pirataria PL Pode Legislativo Poder Constituinte Poder Executivo Poder Judiciário Política Pontes de Miranda Positivismo Jurídico Preconceito Programa Criminologia de Garagem Programa Iluminuras Programa Roda Viva Progrma Vida Inteligente Quinto Constitucional Redes Sociais Religião Resenha Retórica Revistas Saber Direito Segurança Pública Seleção Selo OAB Recomenda Senhores e Caçadores Separação dos Poderes Serviço Público Sites Slavoj Zizek Sociologia Jurídica STF STJ Teoria Geral do Direito Teoria Geral do Estado The Serbian Film TV TV Justiça Ulisses Guimarães UNEB Vídeos Viviane Mosé Vocação Voluntáriado Winston Churchill
Tecnologia do Blogger.

Jusnews

sábado, 30 de julho de 2011

PostHeaderIcon Tratado de Direito Privado - Pontes de Miranda


A obra de Pontes de Miranda contribuiu de tal forma para o enriquecimento da ciência jurídica neste país, que sua produção colocou o Brasil no contexto universal do pensamento jurídico como nação respeitável no campo do Direito.


A filosofia e a lógica o fascinavam, colecionava corujas e conhecia bem os clássicos, o que demonstrava claramente o seu refinamento intelectual. A vida de Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda que nasceu em 23 de abril de 1892 em Maceió - AL, e passou sua infância no Engenho do Mutange, neste estado, e que pertenceu à sua família, foi sempre repleta pela busca do saber a determinação racional de quem sabia o que queria.

O sábio conselho de uma tia fez com que abandonasse a paixão pela matemática para ingressar na Faculdade de Direito do Recife, onde se bacharelou em 1911, com apenas 19 anos de idade.Mestre ou nas Letras aos 20 anos, com o ensaio filosófico "A Moral do Futuro". Mas, já aos 12 anos, escrevia poesias para um Jornal de Maceió, da época.Em 1920, tirou o primeiro prêmio de erudição, com o Livro "A Sabedoria dos Instintos" e, três anos depois, em 1924, tira Pontes de Miranda o prêmio Pedro Lessa da Academia Brasileira de Letras, com o Livro "Introdução à Sociologia Geral".Como jurista, dedicou-se totalmente ao Direito, sendo a Advocacia de Pareceres a sua forma de contribuir ao justo. Desempenhou vários cargos na magistratura, sendo também desembargador, embaixador o chefe de missões diplomáticas. 


Também chefe da Delegação do Governo Brasileiro à XXVI Sessão da Conferência Internacional do Trabalho, reunida em Nova York, em 25 de setembro de 1941.Pontes de Miranda, com um total de oito tratados, tornou-se o maior tratadista de todos os tempos. Entre as diversas obras destacamos o "Tratado do Direito Privado", em 60 volumes, que começou a aparecer em 1955, e que concluiu em 1970. É a maior obra universal escrita por um só homem.Segundo as derradeiras palavras de Goethe, "Luz, luz, mais luz", Pontes de Miranda, ao longo de sua vida, não fez outra coisa senão trazer luz e mais luz ao campo das Ciências Jurídicas.Glória das letras jurídicas nacionais, morre Pontes homem, aos 22 de dezembro de 1979, ao término de mais uma década. Mas sua morte não o coloca no esquecimento, e sim em destaque. 


Os 60 volumes da obra Tratado de Direito Privado estão disponíveis para download AQUI.

Publicado originalmente no sítio http://www.trt19.gov.br/ 

1 comentários:

Unknown disse...

O link não funciona mais... tem outro?

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Deixe suas impressões sobre o que acabou de ler, além de indicações de outros textos sobre o mesmo tema.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aldeia